quarta-feira, 11 de novembro de 2009

RELATOS SOBRE O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II), no município de Nova Iguaçu, contou com 130 professores inscritos, mantendo a freqüência, hoje, de 40 em Língua Portuguesa e 30 em Matemática, os professores, graduados nas disciplinas mencionadas, são regentes de turma do segundo segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Nova Iguaçu. Nosso primeiro encontro marcado para os dias 08 e 09 de abril, devido ponto facultativo decretado para o dia 09, solicitamos aos professores reunirem-se todos no dia 08, porém justo no dia 08 uma greve de ônibus impossibilitou que todos os professores convidados comparecessem. A dinâmica, de forma reduzida, foi realizada no segundo encontro para conquista e divulgação da proposta da formação aos educadores. Os mesmos receberam a proposta como ação pedagógica eficaz e eficiente para a atualização do grupo, possibilitando integração dos profissionais na troca de experiências e ações exitosas. Nosso calendário segue o determinado: 1º Semestre: 08/04, 28/04, 07/05, 25/05, 09/06, 26/06, 01/07 e 13/07 e no 2º Semestre: 19/08, 31/08, 11/09, 29/09, 08/10, 27/10, 10/11, 23/11, 01/12 e 14/12 . Quanto à infraestrutura contamos com o prédio da Universidade Geraldo de Biasi para realizar os encontros com os professores contando com material audiovisual e pedagógico para subsidiar os encontros. Dentre as dificuldades encontradas citamos: a disposição da Tutora Jaqueline que estava com problemas quanto à dinâmica das atividades e dos encontros, a saída no mês seguinte do Tutor Albuquerque que foi selecionado em um concurso da Petrobrás, tal quadro foi resolvido pela indicação da professora Tatiana Eliza cuja inclusão na bolsa e na certificação ainda depende da consideração da UNB e do MEC. A desistência dos professores em meio à demanda de atividades assumidas no decorrer do ano letivo. Os projetos estão em construção, assim como os portfólios, cujo embasamento para esclarecimento dos itens de como se construir foi feito pelas tutoras reunindo todos os professores para uma melhor dinâmica e troca de experiências a partir de situações reais vivenciadas no cotidiano escolar. Ao superar as dificuldades em manter o curso no município seja de ordem estrutural física ou humana acredito que a avaliação é positiva, como é a primeira vez que participamos, assim como os professores, o primeiro passo foi dado na conquista de programas significativos para a formação continuada dos profissionais. Adriana Manique Guedes Coordenadora Pedagógica do GESTAR II

Nenhum comentário:

Postar um comentário