Leia e atente para os conceitos pertinentes aos tópicos que deverão ser considerados na elaboração do projeto final:
• Temática: é o estudo de determinado tema, título ou capítulo. Cada ciência tem os seus temas que agregam aquele conhecimento, como a teologia tem temas como: Jesus Cristo, Salvação, Bíblia.
• Problemática: o problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta, ou seja, descrito como uma afirmação.
• Fundamentação teórica: na Fundamentação Teórica normalmente há um afunilamento do assunto até o ponto específico que compõe o tema do artigo. São reportados e avaliados conhecimentos, procedimentos, resultados, discussões e conclusões relevantes. Também é interessante relatar a que nível de desenvolvimento estão as pesquisas e a velocidade de seu avanço.
• Objetivos: é sinônimo de meta, fim. Um macete para se definir os objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc...
• Metodologia: é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
• Cronograma: é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho. Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador.
• Equipe de trabalho: é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode também ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.
O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.
• Avaliação: é dar valor, apreço ou merecimento. Logo, a ação de avaliar se constitui, inicialmente, de uma aferição de acordo com alguma escala de valores pré fixada. Generalizando, pode-se dizer que avaliar é comparar uma "realidade" com um "modelo ideal". Este "modelo ideal" expressa, através do delineamento de metas e objetivos, um padrão de qualidade a ser atingido.
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